top of page
  • steaguiar3

5 Dicas para proteger suas redes sociais



As redes sociais fazem parte do dia a dia de um artista sendo um dos meios mais importantes de divulgação, indispensável para conversar com os fãs e alcançar novos públicos. Atualmente quase 50% da população global gasta em média 145 minutos do dia somente rolando feed ou atualizando seus status, mas com toda essa exposição, você se sente protegido?


Abaixo listamos 5 dicas para manter as redes sociais seguras:


1. Tenha senhas fortes e complexas

A senha é a porta de entrada para a sua conta e, quanto mais simples for, mais fácil será para hackeá-la, com senhas fortes e únicas, você forma uma boa barreira de defesa. Use letras maiúsculas e minúsculas, números, caracteres especiais, evite usar seu nome, data de aniversário e telefone, nem dados de pessoas importantes para você. Também vale a pena trocar e diversificar as senhas de tempos em tempos nas redes sociais para manter a segurança.


2. Ative a autenticação em dois fatores

Senhas são importantes, mas não agem sozinhas, você deve configurar a autenticação em dois fatores nos perfis, a fim de ter mais uma barreira de proteção contra hackers. Uma opção muito usada é o envio de código de validação por SMS e/ou e-mail, também existem aplicativos que ajudam com isso, como o Google Authenticator.


3. Cuidado com os golpes de phishing

O phishing é um tipo de fraude eletrônica, caracterizada por tentativas de adquirir dados pessoais de vários tipos: nome de usuário, senhas, números de cartões de crédito, conta bancária e outras informações de cadastro.

Os golpistas podem usar as redes sociais para disparar milhões de mensagens por dia e esperam até que os destinatários recebam e abram as mensagens, sempre urgentes, pedindo para que clique num link.

Ao clicar, o usuário é direcionado para uma página que imita a da empresa em questão e, a partir daí, consegue registrar tudo o que é digitado pela vítima, como informações de login e senhas.

Não divulgue seu e-mail, endereço, ou outras informações. Mesmo os chamados posts e sites de “quiz” podem ser artimanhas projetadas para roubar informações pessoais para serem usadas como base de um ataque.


4. Fique atento a anúncios falsos e outros golpes

Esquemas de enriquecimento rápido, golpes de romance e todos os tipos de impostores podem se estabelecer em anúncios, postagens e até mensagens diretas. Com artistas é comum vermos golpes de falsas agências: uma pessoa entra em contato via DM e fala que quer fazer uma campanha de ADS nas redes sociais do artista para impulsionar algum conteúdo, mas para isso precisa do acesso de administrador, senhas e principalmente que retire a verificação em 2 etapas da conta. JAMAIS retire a verificação em 2 etapas, se alguém solicitar isso pode ter certeza que é golpe!

5. Mantenha o seu sistema operacional e seus aplicativos atualizados

Assim que uma atualização ficar disponível, instale-a imediatamente. Essas atualizações muitas vezes são lançadas para resolver vulnerabilidades de segurança.

Se for possível ativar o download automático das atualizações, faça-o, pois isso vai poupar bastante trabalho.


BONUS

Tenha cautela ao compartilhar sua localização em postagens

Por mais que seja comum, é importante ter consciência de que você é um artista muitas pessoas que te seguem são desconhecidas e terão acesso aos locais em que você frequenta ou onde mora caso você compartilhe nas suas redes sociais – em alguns momentos, isso pode acontecer até em tempo real.

Ou seja, além do risco online, você pode passar a ter perigos offline também. Portanto, todo o cuidado é pouco!


Caso você seja nosso cliente e tenha perdido acesso da sua rede social (Instagram, Facebook ou Tik Tok) entre em contato conosco via ticket que podemos te ajudar, não é garantido que vamos conseguir recuperar, mas abriremos um chamado com a plataforma explicando a situação.



22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page