top of page
  • ruthesantos

A Importância do Release e Photoshooting para Um Lançamento

Um artista sempre busca ter bons resultados em seus lançamentos, contudo, muitos deles pecam na entrega de materiais importantíssimos para ter o seu trabalho mais visado. O release, por exemplo, é um documento extremamente importante e indispensável para conquistar espaço nas mídias e blogs que atendam ao seu segmento musical, ou demais meios de comunicação, como TV, Rádios e as tão desejadas playlists editoriais nos streamings. Outro ponto importante, e manter as fotos do artista atualizadas – o chamado photoshooting (sessão de fotos).




Os artistas mais independentes, costumam fazer sozinhos todas as etapas de um lançamento. E apesar disso, dificilmente tem conhecimentos aprimorados de como seguir com essa parte da assessoria de imprensa e da comunicação. Como fazer um release? Como enviar esse material? Como colher esses dados? Qual a melhor forma de trabalhar a imagem desse lançamento? São muitas as perguntas. E para isso, torna-se necessária a contratação de um profissional na área ou de buscar aprender seja em cursos, formações, leituras habituais ou workshops.




No release, é essencial que ele esteja em alinhamento com o momento do lançamento, e que tenhamos título, subtítulo, imagem de capa (em alta) com informações do design ou fotografo(a) responsável por ela, smartlink e link de pré-save, um texto preciso com todos os detalhes do lançamento, uma “aspa” – breve comentário do artista sobre o processo criativo, e ficha técnica.


Já no photoshooting, é importante que as fotos tenham a ver com o conceito criativo do trabalhado a ser lançado, destacando a identidade ou a marca geral.

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page